Postagens populares

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social


A equipe fez uma visita ao CRAS do Bairro da Paz nesta quinta-feira, 03/11/2011. O CRAS do Bairro da Paz foi criado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, com o Núcleo de Apoio a Família e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, deu continuidade. O CRAS é coordenado pela assistente social Sueli Coelho, que está na unidade há 05 anos, porém possui mais uma assistente social e uma psicóloga que desenvolvem um trabalho de muita relevância na unidade.
Situado na Praça da Paz Celestial – Bairro da Paz
Salvador, Bahia – Cep: 41515282.

Centro de Referência de A. Social


A assistente social relata que existe uma grande discriminação no que diz respeito à reputação do Bairro da Paz, o mesmo é tido e visto como um bairro sem governo e estigmatizado como violento. Porém ela diz:
“Em muitos outros bairros acontecem roubos e outras infrações só que por ser o Bairro da Paz tudo que acontece é superdimensionado”. A mídia influencia bastante nessa concepção que o Bairro da Paz só tem crime, drogas e violência e assim qualquer coisa que acontece de ruim as pessoas já ficam na expectativa, pois isso já foi introjetado nas mesmas e assim, qualquer coisa que aconteça só vem a ratificar. Parece que a violência esta somente no Bairro da Paz e não em outros bairros também.
Ela explicou que o Sistema Único de Assistência Social (Suas), descentraliza os serviços para os municípios, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e Direito dos Cidadãos (SETAD), sua coordenação geral é a Proteção Social Básica que atua por intermédio de diferentes unidades, dentre elas, destacam-se os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que esta articulado com o PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), PET, Pro Jovem.
O governo de Fernando Henrique implantou o núcleo de apoio à família (NAF), depois mudou o nome para Núcleo de Apoio Integral a Família (NAIF), e hoje é conhecido como CRAS.
“O CRAS é integrante do Fórum de Entidades,” promover a união das lideranças é um dos objetivos do CRAS”, Sueli conta que precisou insistir muito para isso, pois houve resistência por parte das entidades. “O CRAS procuram pontuar junto aos poderes públicos de que forma atender determinadas demanda do Fórum.” A divulgação para a comunidade de seus programas sociais é feita através de carros de som e de panfletagem.
O CRAS atua com redes de parcerias públicas (escola municipal e estadual, posto de saúde, tem parceria também com creches privadas da santa casa de misericórdia).
Através do cadastramento do Bolsa Família, é identificadas as necessidades dos usuários, o SUAS faz uma estatística para idealizar os programas sociais. Assim, foi elaborado junto ao SENAI o Plano Nacional de Qualificação Técnica. Foram escolhidos o Bairro da Paz e a região Itapagipana, Em decorrência do estado de vulnerabilidade social, respectivamente no primeiro, foi aplicado o curso de eletricista de baixa tensão, da oitava serie ao segundo grau incompleto, no segundo, curso de pedreiro.
Participamos também do Outubro Rosa, Com palestras educativas e orientações através de profissionais de diversas áreas, foi feito um alerta as mulheres da necessidade da mamografia  e o combate ao câncer de mama.
O CRAS é a porta de entrada das demandas sociais.  Inicialmente há um acolhimento por parte dos assistentes sociais e psicólogos, posteriormente os usuários são encaminhados para a rede especializada que possuem parcerias, até que a família passe a ter certa autonomia.
O CRAS cadastra as famílias, porém a demanda é muito grande, atualmente atende 1050 famílias, “o número é o número de pessoas que necessitam”. Há também um Programa de Benefícios Eventuais (alimentação – cesta básica, Auxílio Aluguel).
O CRAS é composto por: Ronilza - assistente social responsável pela parte técnica; Sueli - assistente social coordenadora responsável pela parte administrativa; Natália – psicóloga; Irene – auxiliar administrativa; Valdirene - auxiliar de serviços gerais.
Suas maiores dificuldades são a ausência de recursos e um carro a disposição para melhorar a locomoção dos profissionais e assim dinamizar o trabalho.

Informações:
Os moradores do Bairro da Paz utilizam o INSS de Itapoan;
Os atendimentos jurídicos são feitos no Espaço Avançar;
Os maiores indicadores sociais do bairro é a maternidade irresponsável e o alcoolismo.


Fonte: Entrevista com a assistente social do Bairro da Paz
           Fotos da máquina de Andrea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário