Postagens populares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O lazer e a cultura ganhou bastante com a implantação do Instituto Renovação

A cultura do Bairro da Paz é bem viva, mas sem nenhum incentivo governamental, as atividades artísticas, que são inúmeras (capoeira, dança, música, grafite, áudio visual entre outras) são desenvolvidas por instituições filantrópicas ou apoiadas por comerciantes, pessoas físicas da comunidade e de outros bairros e com a participação primordial dos moradores, e na sua maioria atividades essas expressadas nas ruas, praças e espaços comunitários.
O Bairro da Paz em quase 30 anos de existência não tem uma área de lazer, um parque ou praça que promova aos seus moradores um ambiente para tal prática.
Lá a população sempre precisou reivindicar por melhorias, moradores relatam que nunca foi fácil conseguir alguma vitória, eles tem uma Associação de Moradores bem estruturada e politizada, Fórum de Entidades, Ongs, órgãos que tem impulsionado o envolvimento de cidadãos em projetos sociais como o Instituto Renovação, onde são desenvolvidas diversas atividades culturais e esportivas como:
Dança, curso de música, artesanato, capoeira e boxe. No local funciona de forma permanente a Biblioteca Comunitária com mais de 8.000 livros aberta a toda Comunidade do Bairro da Paz.  
São esses e outros elementos que tornam a comunidade aprazível para crianças, jovens e adolescentes construirem seu futuro, são abertos a visitas com fim de trabalhos acadêmicos como o nosso.

Instituto Renovação do Bairro da Paz
O presidente Evandro Nascimento conta que no inicio as pessoas viam com desconfiança o seu trabalho e que encontrou resistências dentro da família que não entendia esse trabalho como um prazer, uma satisfação. Atualmente, à frente da Ong Renovação é visto com respeito, como um grande realizador que resolveu unir forças para dar um pouco de si para aqueles que pouco ou nada tem. Ele acredita que um dia o Bairro da Paz se tornará um lugar melhor para viver e para isso é necessário que as pessoas entendam a importância do voluntariado. “Procuramos atrair aquele jovem e criança que esta nas ruas, sem atividades, afastada da família e temos notado que após sua inserção no Projeto o resultado tem sido o retorno a escola, aproximação com a família e mudança de comportamento”, comenta Bião, Vice-presidente, morador do Bairro da Paz e principal incentivador do Projeto Semente da Paz.”
Além de grandes parceiros o Instituto Renovação tem desenvolvido trabalhos junto ao CRAS.
Ong Renovação e CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social do Bairro da Paz firmam compromisso. Em encontro recente, o Instituto Renovação através do seu Presidente Sr. Evandro Nascimento e a Cras, na pessoa da Sra. Sueli, responsável pela Unidade de Atendimento do Bairro da Paz firmaram compromisso de cooperação entre as entidades com o objetivo de desenvolver Ação Social em parceria, facilitando a comunicação entre a comunidade e o poder público.

 A Instituto Apompaz é um centro de apoio a Comunidade do Bairro da Paz, que busca levar a todos, lazer, cultura e entretenimento. Oferecem os seguintes projetos:
  • reciclagem de materiais e confecção de pufs, oficina de informática, de teatro, de dança, de comunicação social e costura industrial. Eles tem também uma Rádio em Frequência Modulada.
Entrevista:

Jaguaraci Monteiro, morador do Bairro da Paz há 21 anos, comerciante e estudante de redes de computadores (Ucsal), diz que o bairro como qualquer outro tem dificuldades, mas que é um bairro de paz. Ele declara insatisfeito pela omissão do poder público em relação ao bairro, ex: algumas ruas constam na prefeitura como se estivessem asfaltadas sendo que não estão, sente falta de projetos sociais como Viva Nordeste para jovens e idosos (realizado no Nordeste de Amaralina), deseja a criação de um espaço cultural que proporcionasse lazer e informação aos moradores. Informa que nenhuma escola do Bairro da Paz construída até 2010 possui quadra de esportes. Ele acredita que o governo deveria escutar os moradores para melhor atendê-los.

Fontes: (fotos) http://www.institutorenovacao.org/interna.php
             http://institutoapompaz.wordpress.com/about

Nenhum comentário:

Postar um comentário