Postagens populares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Educação no Bairro da Paz

Carla Cláudia, vice diretora/noturno da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz
Escola Munic. Nª Srª da Paz
- O bairro possui quase dez creches comunitárias, duas escolas municipais e uma escola estadual. Não tenho conhecimento de nenhuma escola particular, o bairro é bastante populoso, possui tudo que os moradores necessitam, lojas de roupas, açougues, mercados, não tem banco, caixa rápido e nem casa lotérica. Durante os seis anos que atuo no bairro nunca soube de assalto, os alunos em conversa afirmam que se tivessem oportunidade morariam em outro lugar.
Escola Munic do Bairro da Paz
- Os professores do noturno, sabem que os alunos trabalhadores que vão para escola tem vontade de aprender a ler e escrever. Então a base do trabalho é alfabetizar, trabalhar com projetos que apresentem a sociedade de modo geral porque muitos não se informam em jornais, televisão e internet.
Infelizmente como eu só trabalho a noite nao sei lhe informar como é a relação dos pais com a escola, pois no noturno são jovens e adultos. A maioria dos moradores tem até o primeiro grau.

 *****************************************************************************************************************************************
 
Escola Aberta Bairro da Paz

O Programa faz parte da coordenação de ações sócio educativas, na categoria gestão educacional, e tem como objetivo oportunizar aos jovens, as escolas e a comunidade a participação efetiva em atividades sociais, esportivas, culturais, artísticas e profissionalizantes como meio para desvendamento das suas capacidades e participação ativa e transformadora na sociedade. O programa tem como parceiros a UNESCO, Ministério da Educação e Cultura - MEC/FNDE, Ministério do Esporte, UFBA.

**************************************************************************************

EIC doBairro da Paz 

A Escola de Informática e Cidadania do Bairro da Paz foi fundada no dia 30 de setembro de 2004, é coordenada por Jamille Maria e os novos educadores são ex-alunos da escola, Rafael , André Leandro e Carlos Antônio, tendo como auxiliares Marília e Daniel.

Situada na rua Nossa Senhora da Paz, a EIC foi fundada através da parceria entre CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Moradia Humana), CDI (Comitê para Democratização da Informática), COELBA e o Conselho de Moradores do Bairro da Paz, com o objetivo de promover a inclusão digital dos moradores da comunidade, a EIC em quase dois anos já atingiu várias metas. Entre elas temos a formação de mais de 200 educandos por ano.

Hoje, a EIC é mantida pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, quem mantém o espaço, material e a equipe continua sendo devidamente capacitada e orientada pelo CDI.
Cursos:

BÁSICO e (PI) – (Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet)

WEB – HTML, GIMP. Inkscape, NVU, Mozilla Firefox, Software Livre, e Tipologia da Internet.

REDES – Criação de Redes, Tipos de Rede e configuração de Redes.

Encontrar visibilidade na cultura e na educação mesmo com deficiência de resursos, dá oportunidade aqueles que buscam um futuro melhor.

Fonte: Entrevista com diretora da escola.
           Fotos: www.google.com.br/imagens
           Vídeos:http://www.youtube.com/watch?v=bOC0ilwE-Bg
                       http://www.youtube.com/watch?v=Wkt3ZbeiJuc


Um comentário:

  1. Olá Pessoal

    Fico feliz em saber que vcs estão divulgando meu material, porém, ele não foi produzido pelo pessoal da Escola Aberta.
    Esse vídeo é o produto final da turma do 5ºanoB da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, cuja professora sou Eu.

    Abços

    Paula Matos

    ResponderExcluir