Postagens populares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fórum Permanente de Entidades

Reunião do Fórum
O Bairro da Paz possui um Fórum Permanente de Entidades, a nossa equipe já esteve presente em algumas reuniões. O Fórum foi constituído em 2006 para fortalecer as entidades do Bairro da Paz nas suas ações. O Fórum tem na sua composição algumas instituições oriundas do próprio bairro e de outras que prestam serviços na comunidade. Abaixo está o link para manter-se informado dos acontecimentos do bairro e assim perceber que lá é um espaço onde acontece muitas coisas interessantes.

Entrevista:

Paulo Almeida – Jornalista/ integrante do Fórum Permanente de Entidades do Bairro da Paz
Transporte - O Bairro da Paz tem o serviço de quatro empresas de ônibus que fazem as linhas, São Joaquim, Lapa, Estação Mussurunga e Patamares. Com certeza não beneficia toda comunidade, pelo fato do contingente ser muito grande, além do serviço ser um tanto que precário, como na maioria da cidade.
Saúde - Na comunidade existe um posto de saúde que só funciona de segunda a sexta-feira em horário administrativo, caso algum morador necessite de um atendimento de emergência precisa deslocar-se para outros bairros, aventurando o atendimento. Ainda não existe uma unidade do Programa Saúde da Família.
Educação - Atualmente o bairro conta com 02 (duas) escolas municipais e 01 (uma) estadual ainda em fase de conclusão depois de sete anos. Acontece pelo 4°ano consecutivo o cursinho pré-vestibular no turno da noite em uma das escolas municipais. Para a demanda da comunidade que gira em torno de 60 mil habitantes é muito a quem da necessidade, forçando os estudantes a se matricularem em escolas fora do bairro. As escolas particulares que existem são para o ensino fundamental, as famílias que dependem das creches para deixar as crianças e irem trabalhar, conta com o suporte a Santa Casa de Misericórdia na implantação de 07 (sete) creches comunitárias que atendem 100(cem) crianças cada. Para os adultos o programa TOPA de alfabetização que acontece toda noite no espaço cedido pela igreja católica.
Infraestrutura - Muitas ruas do Bairro da Paz não tem saneamento básico, asfalto, a maioria das moradias não possui o título de posse dos imóveis e o serviço de iluminação pública atende cerca de 90%.
A coleta de lixo é feita três vezes na semana, terça, quinta e sábado. Já foi solicitado a implantação da coleta seletiva, porém até o momento sem respostas, essa modalidade é aplicada pelas instituições aleatoriamente.
Cultura e Lazer - A cultura do Bairro da Paz é bem viva, mas sem nenhum incentivo governamental, as atividades artísticas, que são inúmeras (capoeira, dança, música, grafite, áudio visual entre outras) são desenvolvidas por instituições filantrópicas ou apoiadas por comerciantes, pessoas físicas da comunidade e de outros bairros e com a participação primordial dos moradores, e na sua maioria atividades essas expressadas nas ruas, praças e espaços comunitários.
O Bairro da Paz com aproximadamente 30 anos de existência não tem uma área de lazer, um parque ou praça que promova aos seus moradores um ambiente para tal.

 “É nítido o descaso do poder público para a comunidade, nos violentando a todo o momento com essas negligências, mas continuaremos a lutar por dias melhores e condições dignas para todos”.


Integrantes do Fórum Social Permanente de Entidades do Bairro da Paz 
          
                                                         CENCAPAZ   


 Fonte: http://febpaz.blogspot.com.
            Entrevista com membro dc Forum de Entidades.
            Fotos com máquina de Andrea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário