Postagens populares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Segurança e ocorrências policiais no Bairro da Paz

No site da Secretária de Segurança Pública da Bahia o registro diário de ocorrência criminal revela uma maior incidência de registro em alguns bairros da cidade de Salvador, em quanto que, no Bairro da Paz esses registros são consideravelmente menores.  A Secretaria de segurança Pública diariamente registra em seu site as principais ocorrências policiais no link, Boletim diário. O acesso a esse link permite fazer consultas a ocorrências de: tentativa de homicídios, homicídios, furtos, furtos em coletivos e a carros particulares. Em recente pesquisa ficou detectado que a incidência de ocorrência se dá em furto a carros particulares e em tentativa de homicídio. De acordo com o site entre os meses de setembro, outubro e novembro foram registradas as seguintes ocorrências referentes ao Bairro da Paz:
o   Mês de setembro: um homicídio em 23/09/2011 às 07h06min;
o Mês de outubro: uma tentativa de homicídio e um homicídio em 09/10/2011 às 06h03min;
o   Mês de outubro: um homicídio em 02/11/2011 às 22h17min
Outra fonte disponível no site registra o percentual de denúncias por bairro e registra um mês de 2011 e os dois últimos meses do ano de 2010, conforme os gráficos abaixo:
 Nessa pesquisa é possível evidenciar que no mês de janeiro de 2011, o número de denúncias registradas são maiores nos bairros, Periperi, Fazenda Grande do Retiro e São Caetano. Já no mês de novembro de 2010 essas incidências são maiores nos bairros, Pernambués, Periperi e Brotas.  Por fim, em dezembro de 2010 os bairros, Pernambués ,  Iapi e Periperi tiveram um maior índice  de denúncias.  
 

           
De acordo com a pesquisa feita no site da Secretária de Segurança Pública da Bahia, o registro de ocorrência diária, assim como, as denúncias registradas  apontam para uma baixa criminalidade referente ao Bairro da Paz no tange a comparação com outros bairros que são centrais  ou mesmo suburbanos.   
Como efeito de pesquisa de dados estes resultados possibilitam uma reflexão em relação a outras pesquisas que apontam para um elevado índice de criminalidade nesse bairro. 

Logo, se faz necessário outras fontes para que se  possa  apresentar uma pesquisa mais apurada, com resultados mais precisos, e quem sabe através dessas novas pesquisas desconstruir a ideia de que o Bairro da Paz ainda é um dos mais violentos bairros de Salvador.



Fonte:
Boletim http://www.ssp.ba.gov.br/boletim-stelecom./ Acessos em: de 30/10 a 11/11 de 2011.  

No Bairro da Paz algum tempo atrás, possuía um Módulo Policial que atendia a comunidade, porém após o seu fechamento as ocorrências passaram a ser encaminhadas para a 12ª delegacia do bairro de Itapuã. Atualmente existe um projeto para se instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), mas até o momento, nada está definido. Uma das últimas ocorrências foi o caso de Wilson de Oliveira, assassinado no dia 13/11/2011.

    Uma perda significativa para a comunidade 

    EM 13 DE NOVEMBRO DE 2011, O BAIRRO DA PAZ E A ARTE FICAM DE LUTO PELA MORTE DO ARTISTA PLÁSTICO WILSON  DE OLIVEIRA.
    DESENHOS ABSTRATOS OU A INTERPRETAÇÃO DE TODOS, ESSE ERA O PERFIL DO TALENTO QUE MARCOU A TRAJETÓRIA DO ARTISTA.
                         
    PROFESSOR DE DESENHO EM ESCOLAS MUNICIPAIS, PROJETOS SOCIAIS E COLABORADOR DAS QUARTAS CULTURAIS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES. TINHA COMO HOBBY O SURF E A MÚSICA, ESTAR NO MEIO DE PESSOAS ERA UMA CONSTANTE DURANTE TODA A SUA VIDA.
    Esta foi uma homenagem que a comunidade fez ao artista Wilson.

    http://febpaz.blogspot.com/2011/11/arte-esta-de-luto.html?spref=bl

        

    Um comentário: